Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Novo incêndio em Los Angeles "está a crescer" e vai demorar a ser contido

23 jan, 2025 - 09:55 • João Cunha

Nova vaga de chamas já destruiu quatro mil hectares, em poucas horas desta madrugada de quinta-feira.

A+ / A-

Depois de uma semana de progressos significativos na contenção da histórica onda de incêndios em Los Angeles, um novo e violento incêndio obrigou à retirada de casa de milhares de pessoas.

Em apenas algumas horas, as chamas já devastaram quase quatro mil hectares de mato e floresta em torno do lago Castaic, a norte da grande Los Angeles.

Cerca de 31 mil moradores na área estão sob ordens de evacuação, enquanto 23 mil estão sob avisos de evacuação.

Em declarações, esta quinta-feira, à CNN, Anthony Morrone, chefe do Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles, aponta que o incêndio "está a crescer" e teme que não seja possivel conter rapidamente as chamas.

"Estamos concentrados nas ordens e avisos de evacuação, porque não queremos mais pessoas do sul da California a perder a vida devido aos incêndios", refere o responsável.

Nos próximos dias, os operacionais podem ter um aliado fundamental. chuva. O tempo pode ficar favorável ao combate às chamas, a partir do fim de semana.

"Temos previsões que apontam para chuva ligeira a moderada, se sábado a segunda-feira. Vamos ver se essa chuva se concretiza", aponta Anthony Morrone.

Os múltiplos incêndios em Los Angeles já custaram a vida a 28 pessoas, com mais de 16 mil hectares queimados e 15 mil edificios destruídos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+