23 jan, 2025 - 07:00 • João Malheiro
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça retirar financiamento federal a cidades que continuem a acolher imigrantes e a proteger os seus direitos, contrariando as ordens executivas aprovadas pela Casa Branca.
"Tenho de fazer. Se calhar, é só isso que podemos fazer", disse Trump, numa entrevista à FOX News, durante a madrugada desta quinta-feira.
"Se sondarem as pessoas da Califórnia, elas não querem cidades santuário. Mas Gavin Newsom e os esquerdistas radicais querem", acusou.
Na primeira entrevista a partir da Casa Branca, desde que tomou posse, o novo Presidente norte-americano também contou que está a equacionar restringir o acesso aos fundos federais de apoio a emergências para que os estados aprendam "a resolver os seus problemas sozinhos". Ou seja, cada estado teria de gastar dinheiro para lidar com desastres naturais e outro tipo de catástrofes, sem qualquer apoio do Governo.
"Complica tudo. Prefiro que os estados resolvam tudo e depois o Governo pode apoiar", explicou.
Trump voltou a falar da invasão ao Capitólio a 6 de janeiro de 2021, para dizer que as pessoas tinham direito a protestar e que houve poucos incidentes, apesar das imagens desse dia mostrarem uma ocupação do edifício, vandalismo e ameaça à vida dos congressistas. Ao todo, morreram cinco pessoas durante a invasão, incluindo agentes da autoridade.
O chefe de Estado norte-americano, que incitou a multidão de apoiantes nesse dia, já assinou uma ordem executiva para indultar os mais de 1.500 condenados na sequência da invasão.