Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia apela para negociações com EUA sobre armas nucleares

24 jan, 2025 - 13:00 • Lusa

Peskov disse que "a bola está no campo dos norte-americanos, que suspenderam todos os contactos substanciais" com Moscovo sobre a questão.

A+ / A-

A Rússia apelou esta sexta-feira aos Estados Unidos para iniciar negociações sobre o desarmamento nuclear o mais rapidamente possível, alguns dias após o regresso de Donald Trump à presidência norte-americana.

"É do nosso interesse lançar o processo de negociação o mais rapidamente possível", disse o porta-voz do Kremlin (presidência), Dmitri Peskov, aos jornalistas, citado pela agência francesa AFP.

Peskov disse que "a bola está no campo dos norte-americanos, que suspenderam todos os contactos substanciais" com Moscovo sobre a questão.

O porta-voz do Kremlin afirmou também que deve ser tido em conta o potencial nuclear dos aliados dos Estados Unidos, nomeadamente o Reino Unido e a França.

"É necessário ter em conta todos os potenciais nucleares. E é impossível, por exemplo, ter uma conversa e não ter em conta os potenciais nucleares da França e da Grã-Bretanha", disse Peskov, segundo a agência russa TASS.

"As realidades atuais ditam essa necessidade", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • E os outros?
    24 jan, 2025 Aqui 17:14
    Para fazerem esta apelo, é porque também no nuclear, estão a ficar para trás, seja por falta de dinheiro para modernizações, manutenção, ou simplesmente para manterem o arsenal. E devem achar que os EUA são donos dos arsenais nucleares ingleses e franceses para ir falar com os EUA acerca deles. Já agora querem incluir os arsenais da Coreia do Norte, Irão, China e quejandos?

Destaques V+