Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ataques israelitas no sul do Líbano provocam 11 mortos e 83 feridos

26 jan, 2025 - 13:52 • Lusa

Exército israelita abriu fogo contra moradores do sul do Líbano que tentavam regressar às suas aldeias. Nações Unidas alertam que as condições para o regresso de residentes "ainda não estão reunidas".

A+ / A-

O exército israelita abriu este domingo fogo contra moradores do sul do Líbano que tentavam regressar às suas aldeias às centenas, provocando 11 mortos e 83 feridos, de acordo com um balanço provisório do Ministério da Saúde libanês.

Segundo o ministério, "os ataques do inimigo israelita contra cidadãos que tentavam regressar às suas aldeias ainda sob ocupação deixaram 11 mortos, incluindo um soldado do exército libanês e duas mulheres, bem como 83 feridos".

"O fogo do inimigo israelita é parte da sua contínua agressão contra cidadãos e soldados nas áreas da fronteira sul", afirmou o exército libanês num comunicado.

Segundo a ONU, o exército israelita destacado no setor vai manter-se na região apesar de expirar o prazo estabelecido para a sua retirada, premissa integrada no acordo de cessar-fogo com o Hezbollah.

"Ainda não estão reunidas as condições para o regresso seguro dos cidadãos às suas aldeias ao longo da Linha Azul", afirmaram numa declaração conjunta a representante da ONU para o Líbano, Jeanine Hennis-Plasschaert, e o general Aroldo Lazaro, comandante da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FINUL).

"As comunidades deslocadas [...] são, portanto, mais uma vez chamadas a ter cautela", acrescentaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+