Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Colômbia. Trump promete aplicar tarifas e restrições de vistos

26 jan, 2025 - 21:42 • Lusa

Autoridades colombianas rejeitaram receber dois voos que transportavam migrantes, no âmbito de uma operação de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

A+ / A-

O Governo colombiano anunciou este domingo o envio do avião presidencial para facilitar saída de imigrantes deportados dos EUA, provocando a ira do Presidente norte-americano, Donald Trump, que promete retaliar com sanções.

"O Governo da Colômbia, sob a liderança do Presidente Gustavo Petro, disponibilizou o avião presidencial para facilitar o regresso digno dos cidadãos que deveriam chegar ao país esta manhã, em voos de deportação", informou o gabinete presidencial da Colômbia, num comunicado.

Em resposta, Trump anunciou que irá aplicar tarifas, restrições de vistos e outras medidas de retaliação contra a Colômbia, depois de as autoridades colombianas terem rejeitado receber dois voos que transportavam migrantes, no âmbito de uma operação de deportação em massa de imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

O Presidente norte-americano explicou que estas medidas são necessárias porque a decisão de Gustavo Petro, "coloca em risco" a segurança nacional nos EUA.

"Estas medidas são apenas o início", avisou Trump na rede social Truth Social, acrescentando que não permitirá que "o Governo colombiano viole as suas obrigações legais no que diz respeito à aceitação e ao regresso dos criminosos que forçaram a entrada nos Estados Unidos".

Horas antes desta declaração, o Presidente colombiano explicou por que razão iria enviar o avião presidencial para transportar os migrantes deportados.

"Um migrante não é um criminoso e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece", disse Petro, acrescentando que o seu país receberia os cidadãos em "aviões civis".

No âmbito da operação de deportação em massa decratada por Trump, o Governo norte-americano está a utilizar meios materiais e humanos das Forças Armadas para ajudar no repatriamento de imigrantes e para proteger a fronteira.

Dois aviões de carga C-17 da Força Aérea que transportavam migrantes retirados dos EUA aterraram na manhã de sexta-feira na Guatemala.

No mesmo dia, as Honduras receberam dois voos de deportação transportando um total de 193 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+