Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra de tarifas? Colômbia impõe taxas recíprocas aos EUA

26 jan, 2025 - 23:47 • Lusa

Petro realçou que se Trump coloca o "fruto do trabalho humano" da Colômbia com 50% de taxas alfandegárias para entrar nos Estados Unidos

A+ / A-

O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu este domingo ao seu homólogo dos Estados Unidos e anunciou que vai avançar com reciprocidade nas taxas que Washington venha a impor, realçando que doravante Bogotá deixa de olhar para Norte.

Num texto carregado de referências históricas e culturais, publicado na rede social X, Petro afirmou que "não apertava a mão a esclavagistas brancos", mas sim a "brancos libertários herdeiros de Lincoln e dos rapazes camponeses negros e brancos dos EUA".

"A Colômbia agora deixa de olhar para o Norte, olha para o mundo", escreveu o Presidente colombiano, antes de acrescentar: "O seu bloqueio não me assusta, porque a Colômbia, para além de ser o país da beleza, é o coração do mundo".

Petro realçou que se Trump coloca o "fruto do trabalho humano" da Colômbia com 50% de taxas alfandegárias para entrar nos Estados Unidos, então fará o mesmo.

"Os produtos norte-americanos cujo preço subir dentro da economia nacional deverão ser substituídos por produção nacional e o Governo ajudará neste propósito", escreveu o chefe de Estado colombiano.

A Colômbia impediu a entrada de aviões militares dos Estados Unidos da América que transportavam pessoas deportadas, com Petro a explicar que sempre aceitaram receber deportados, mas nunca vai aceitar que tal aconteça em voos militares e com as pessoas algemadas: "Não somos colónia de ninguém", escreveu na mesma rede social.

Em reação, Trump anunciou que irá aplicar tarifas, restrições de vistos e outras medidas de retaliação contra a Colômbia.

Entre as medidas retaliatórias, está a aplicação de tarifas de emergência de 25% sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos oriundos da Colômbia, que serão elevadas para 50% dentro de uma semana, de acordo com uma mensagem de Trump na rede social Truth Social.

As sanções abrangem ainda a proibição de viagens e a revogação imediata de vistos para os funcionários do Governo colombiano e aliados e apoiantes do regime de Gustavo Petro, bem como eliminação de vistos para todos os membros do seu partido e familiares.

As trocas comerciais entre Estados Unidos e Colômbia representavam, em 2022, 53,5 mil milhões de dólares, com os Estados Unidos a beneficiarem de um excedente comercial de 3,9 mil milhões, de acordo com dados do Governo norte-americano. No entanto, em alguns produtos, a Colômbia está no topo das transações: O país andino representava, em 2023, mais de um quarto das importações de café não-torrado dos Estados Unidos.

Os dois países têm parcerias no terreno há décadas no contexto do combate ao tráfico de droga.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+