Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Vontade de Trump

Presidente mexicana vai questionar Google sobre mudança de nome do Golfo do México

29 jan, 2025 - 17:51 • Lusa

A ordem assinada por Trump sobre o assunto no primeiro dia de mandato aplica-se à plataforma continental do Golfo nos Estados Unidos, mas não à massa de água internacional, argumentou a Claudia Sheinbaum.

A+ / A-

A Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, vai questionar o gigante tecnológico Google sobre renomeação do Golfo do México como "Golfo da América" nos seus mapas nos Estados Unidos à luz duma decisão do novo Presidente Donald Trump.

Na sua conferência matinal, a líder argumentou esta quarta-feira que "o decreto do presidente Trump tem a ver com a sua plataforma continental", pelo que a empresa tecnológica deve distinguir entre o território norte-americano e as águas internacionais.

"Vamos enviar uma carta à Google, primeiro para dizer: suponho que a Google Maps saberá desta divisão internacional, saberá também qual é a organização que nomeia os mares internacionais e o que corresponderia, em qualquer caso, à plataforma continental", argumentou a governante, gracejando que irá pedir para os EUA serem chamados de "América mexicana".

Na rede social X, a Google anunciou terça-feira ter renomeado o Golfo nos seus mapas para os Estados Unidos, argumentando que é o atual nome oficial da zona de acordo com Washington.

A ordem assinada por Trump sobre o assunto no seu primeiro dia de mandato, no passado dia 20, aplica-se à plataforma continental do Golfo nos Estados Unidos, mas não à massa de água internacional, argumentou a mexicana.

"Amanhã [quinta-feira] vamos mostrar-vos a carta que vamos enviar hoje, porque é muito importante colocar tudo, como dizemos, no seu devido contexto nas publicações. Para mudar o nome de um mar internacional, não é um país que o muda, é uma organização internacional", sublinhou.

A chefe de Estado notou como o resto do mundo continuará a utilizar a denominação de Golfo do México, citando uma publicação do jornal britânico 'The Telegraph' segundo a qual o Reino Unido não reconhecerá o novo nome atribuído por Trump.

"Não pode ser apenas uma definição de um país, porque um país tem (jurisdição) sobre o seu território, não sobre a parte que é mar internacional", acrescentou ainda, lembrando que em mapas do século XVII, já se utilizava a terminologia Golfo do México, e o atual território dos Estados Unidos e do Canadá era chamado de "América Mexicana", por isso, brincou que iria pedir essa mudança ao Google.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+