Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Suspensão de ajuda norte-americana parou muitos projetos humanitários na Ucrânia

29 jan, 2025 - 00:49 • Lusa

Administração Trump ordenou a suspensão durante 90 dias de quase toda a ajuda externa norte-americana.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta terça-feira que muitos projetos humanitários na Ucrânia foram interrompidos pelo congelamento da ajuda dos Estados Unidos, determinado pelo homólogo Donald Trump, e que Kiev irá procurar financiamentos alternativos.

"Há muitos projetos [afetados]. Vamos determinar quais deles são críticos e exigem soluções agora", afirmou Zelensky no seu discurso noturno, esperando obter parte deste financiamento através das finanças públicas ucranianas.

Na semana passada, a administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou a suspensão de quase toda a ajuda externa norte-americana, cortando o financiamento de muitos programas na Ucrânia, incluindo organizações de apoio a veteranos e aos meios de comunicação locais.

"Hoje pedi aos funcionários do Governo que comunicassem os programas de apoio americanos que estão atualmente suspensos. Estes são programas humanitários", referiu Zelensky.

"Certamente apoiaremos projetos prioritários, aqueles que dizem respeito às crianças ucranianas, aos nossos veteranos e programas para proteger as nossas infraestruturas", prosseguiu.

A Ucrânia tornou-se fortemente dependente da ajuda estrangeira desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, co

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+