01 fev, 2025 - 00:21 • Ricardo Vieira , João Pedro Quesado com Reuters
[notícia atualizada às 16h56]
Um avião-ambulância despenhou-se esta sexta-feira numa zona residencial junto ao centro comercial Roosevelt, em Filadélfia, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América (EUA).
O jato utilizado para transporte aéreo de doentes atingiu um edifício, pelas 18h00 (hora local) e provocou um incêndio de grandes dimensões. As imagens mostram uma bola de fogo no momento do impacto do Learjet 55.
O avião levantou voo de um aeródromo nos arredores de Filadélfia, com seis pessoas. A paciente a bordo do avião era uma rapariga do México, que tinha sido tratada no hospital pediátrico Shriners Children's Philadelphia e estava a caminho de casa, seguida por um acompanhante e quatro tripulantes, segundo a Jet Rescue Air Ambulance, empresa proprietária do aparelho.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros do México confirmou, através das redes sociais, que seis pessoas de nacionalidade mexicana viajavam na aeronave.
Pelo menos sete pessoas morreram, incluindo os seis passegeiros a bordo do avião e uma pessoa que se encontrava em terra, no local do acidente, disse este sábado, o Presidente do México e a Presidente da Câmara de Filadélfia.
Pelo menos uma casa e várias viaturas foram destruídas pelas chamas, avança o jornal "Philadelphia Inquirer".
Na altura do desastre, as condições meteorológicas eram de chuva e a visibilidade era fraca. As causas do acidente ainda não são conhecidas.
Este é o segundo acidente aéreo desta semana nos Estados Unidos. Na quinta-feira, um avião de passageiros e um helicóptero chocaram no ar, em Washington, provocando a morte a 67 pessoas.