Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cessar-fogo em Gaza

Hamas liberta três reféns israelitas em troca de mais de 180 prisioneiros palestinianos

01 fev, 2025 - 09:49 • João Pedro Quesado com Lusa

Dezoito reféns foram libertados até agora na primeira fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, em troca de 400 prisioneiros palestinianos. As negociações para a segunda fase começam na terça-feira,

A+ / A-
Keith Siegel foi o último refém libertado este sábado pelo Hamas. Foto: Mohammed Saber/EPA
Keith Siegel foi o último refém libertado este sábado pelo Hamas. Foto: Mohammed Saber/EPA
Yarden Bibas foi o segundo refém a ser libertado. Foto: Haitham Imad/EPA
Yarden Bibas foi o segundo refém a ser libertado. Foto: Haitham Imad/EPA

O Hamas libertou este sábado três reféns israelitas, incluindo o franco-israelita com cidadania portuguesa Ofer Calderon, no mais recente passo da primeira fase do cessar-fogo com Israel na Faixa de Gaza. Em troca, Israel libertou mais de 180 prisioneiros palestinianos.

Ofer Calderon e Yarden Bibas foram os primeiro dos reféns libertados este sábado, sendo entregues à Cruz Vermelha na cidade de Khan Younis antes de ser transferido para Israel. Keith Siegel, com dupla nacionalidade israelita e norte-americana, foi entregue horas depois no porto da cidade de Gaza, visivelmente debilitado.

Perto das 10h em Portugal continental, um autocarro com prisioneiros palestinianos da prisão de Ofer chegou a Ramallah, na Cisjordânia ocupada, começando a libertação de 183 palestinianos acordada para este sábado.

Os primeiros pacientes palestinianos devem ainda atravessar a fronteira de Rafah para o Egito este sábado, num autocarro da Organização Mundial de Saúde. Entre os pacientes estão crianças com cancro e problemas cardíacos, cujo tratamento é impossível na Faixa de Gaza.

A entrega dos reféns foi mais uma demonstração de força do Hamas, que mostrou os reféns em palcos improvisados, onde também assinou os documentos de libertação com responsáveis da Cruz Vermelha - sempre com elementos do Hamas a filmar os acontecimentos, para os vídeos de propaganda do grupo terrorista.

Dezoito reféns foram libertados até agora na primeira fase do cessar-fogo na Faixa de Gaza, em troca de 400 prisioneiros palestinianos. As negociações para segunda fase do cessar-fogo, que consiste na libertação dos restantes reféns e na retirada das tropas israelitas da Faixa de Gaza, começam na terça-feira.

Durante a primeira fase do cessar-fogo deviam ser libertadas 33 crianças, mulheres e reféns mais velhos, assim como pessoas doentes e feridas, com mais de 60 homens em "idade militar" deixados para a segunda fase.

O cessar-fogo, negociado com mediadores do Egito e Qatar e apoiado pelos Estados Unidos da América, tem sido mantido, apesar de vários incidentes que levaram a acusações mútuas entre Israel e o Hamas de violação do acordo.

O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 matou cerca de 1.200 pessoas, com 250 pessoas a serem feitas reféns. A resposta de Israel na Faixa de Gaza matou mais de 47 mil palestinianos, segundo as autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+