Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Rússia lançou ataque com 42 mísseis e 123 "drones" durante a noite

01 fev, 2025 - 15:28 • Lusa

Vários mísseis foram abatidos pelas defesas antiaéreas, acrescentou a força aérea, sem especificar o seu número.

A+ / A-

A força aérea ucraniana denunciou esta sábado que Moscovo lançou 42 mísseis e 123 drones contra o país na noite de sexta-feira, que causaram a morte de pelo menos onze pessoas.

Vários mísseis foram abatidos pelas defesas antiaéreas, acrescentou a força aérea, sem especificar o seu número.

Além disso, 56 drones inimigos foram destruídos e 61 outros não atingiram o seu objetivo, segundo a mesma fonte.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tinha divulgado horas antes na rede social Telegram o ataque russo.

"Ontem [sexta-feira] à noite, a Rússia atacou as nossas cidades com diferentes tipos de armas: mísseis, drones, bombas aéreas", escreveu Zelensky.

"Cada um destes ataques terroristas mostra que precisamos de mais ajuda para nos defendermos do terror russo. Cada sistema de defesa aérea e antimíssil salva vidas", continuou, apelando aos aliados ocidentais para que atuem.

De acordo com Zelensky, os danos causados por estes ataques foram registados em seis regiões: Zaporíjia, Odessa, Soumy, Kharkiv, Khmelnytsky e Kiev.

Este ataque ocorre alguns dias depois de Kiev ter lançado um dos seus maiores ataques com "drones" em território russo, na terça-feira à noite, matando uma criança e a sua mãe, e incendiando uma refinaria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+