04 fev, 2025 - 14:16 • Reuters
Donald Trump Jr., filho mais velho do presidente norte-americano, Donald Trump, violou as leis de proteção ambiental de Itália e da União Europeia quando caçou patos perto de Veneza, em dezembro. A denúncia é feita por dois deputados do Partido Verde italiano.
Andrea Zanoni, membro da assembleia regional de Veneto, e Luana Zanella, parlamentar nacional, apresentaram duas questões parlamentares separadas, apelando às autoridades regionais e nacionais para que tomem medidas contra o alegado delito.
Numa publicação no Facebook na terça-feira, Zanoni disse ter visto imagens de Trump Jr. a caçar numa zona de conservação da UE "Natura 2000" na lagoa de Veneza, junto de um pato pertencente a uma espécie protegida.
"O vídeo mostra Trump Jr. com um pato-ferrugíneo (Tadorna ferruginea) em primeiro plano, um pato muito raro em toda a Europa e protegido pela Diretiva Aves da UE e pela lei italiana de proteção da fauna selvagem... "A matança ou posse deste animal é punível por lei", disse Zanoni.
A caça em Itália é legal, mas fortemente regulamentada.
No vídeo de quase seis minutos a que Zanoni se referiu, Trump Jr. pode ser visto numa viagem de caça ao pato em pântanos perto de Veneza, promovida pela Field Ethos, uma marca de atividades ao ar livre da qual é cofundador.
"Muitos marrecos e patos-marrecos", diz no vídeo, descrevendo os seus despojos de caça. Diz então que também apanhou "um pato bastante invulgar na zona, nem tenho a certeza do que isso significa em inglês", antes de concluir: "tiro incrível".
A Reuters contactou a Field Ethos, através do site, para obter um comentário. Contactou também Trump Jr. através das redes sociais e por e-mail para a Trump Organization, onde Trump Jr. desempenha as funções de vice-presidente executivo. Não houve respostas imediatas.
Uma voz off no vídeo Field Ethos diz que a expedição ocorreu em terrenos privados, que a caça ocorre no máximo uma vez por semana e que são tomadas precauções para respeitar o ambiente local.
O vídeo não estava datado, embora uma versão mais curta tenha sido publicada no YouTube pelo Field Ethos a 31 de dezembro de 2024. Os meios de comunicação italianos noticiaram que Trump Jr. estava em Veneza em dezembro com a sua namorada.
O ministro do Ambiente, Gilberto Pichetto Fratin, citado pela agência de notícias ANSA diz estar à espera de um relatório sobre o alegado incidente, depois de ter tido conhecimento do mesmo através de reportagens da imprensa.