Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"É essencial evitar limpeza étnica". ONU e UE preocupados com posição de Trump sobre Gaza

05 fev, 2025 - 20:04 • Reuters

União Europeia continua comprometida com a solução de dois Estados

A+ / A-

Donald Trump, durante um encontro com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu na terça-feira, levantou a possibilidade de os Estados Unidos da América assumirem o controlo de Gaza e de os palestinianos deslocados serem reinstalados “permanentemente” fora do enclave.

A ideia gerou - como seria de esperar - uma onda de críticas que ainda não cessou. "Gaza deve ser uma parte essencial de um futuro Estado palestiniano", já veio dizer um porta-voz da política externa da União Europeia esta quarta-feira, à “Reuters”.

A União Europeia continua comprometida com a solução de dois Estados para israelitas e palestinianos.

“Tomámos nota das declarações do Presidente Trump. A UE continua firmemente comprometida com a solução de dois Estados, que acreditamos ser o único caminho para uma paz duradoura tanto para israelitas como para palestinianos", afirmou o porta-voz da UE.

"Gaza é uma parte integrante de um futuro Estado palestiniano", acrescentou.

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, irá reagir de viva-voz ainda esta quarta-feira.

Guterres vai discursar no Comité para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestiniano, avançou o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

"O Secretário-Geral dirá que, na busca de soluções, não devemos agravar o problema", disse. "É vital que permaneçamos fiéis aos alicerces do direito internacional. É essencial evitar qualquer forma de limpeza étnica."

Dujarric afirmou que seria uma "suposição justa" considerar as declarações de Guterres como uma resposta à proposta de Trump. Acrescentou também que Guterres reafirmará também a solução de dois Estados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tirada
    06 fev, 2025 Gaza 10:12
    Essa conversa da Riviera do médio-oriente é mais um desejo que uma realidade alcançável. Nem os palestinianos aceitariam, e mesmo com supremacia militar é difícil expulsar 2 milhões de pessoas determinadas a resistir, nem os EUA e Israel têm para onde os mandar que ninguém os aceita, nem sequer outros Países Árabes. Isto não vai passar de mais uma tirada sem pés para andar, ao estilo Trump

Destaques V+