06 fev, 2025 - 07:14 • João Malheiro
Israel anunciou um plano para a saída voluntária da Faixa de Gaza para palestinianos que queiram abandonar o território.
A ordem foi emitida esta madrugada pelo ministro da Defesa israelita.
Israel Katz elogiou "o plano corajoso" de Donald Trump que passa por expulsar o povo palestiniano da Faixa de Gaza e transformar o território numa "Riviera do Médio Oriente".
Em jeito de provocação, o governante israelita admite que os palestinianos podem emigrar para Espanha, Irlanda, Noruega - países críticos das ações de Israel em Gaza - para "expor a sua hipocrisia".
Donald Trump, durante um encontro com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu na terça-feira, levantou a possibilidade de os Estados Unidos da América assumirem o controlo de Gaza e de os palestinianos deslocados serem reinstalados “permanentemente” fora do enclave.
A ideia gerou - como seria de esperar - uma onda de críticas que ainda não cessou. "Gaza deve ser uma parte essencial de um futuro Estado palestiniano", já veio dizer um porta-voz da política externa da União Europeia esta quarta-feira, à “Reuters”.