Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Israel anuncia plano de saída voluntária de Gaza para palestinianos

06 fev, 2025 - 07:14 • João Malheiro

A ordem foi emitida esta madrugada pelo ministro da Defesa israelita.

A+ / A-

Israel anunciou um plano para a saída voluntária da Faixa de Gaza para palestinianos que queiram abandonar o território.

A ordem foi emitida esta madrugada pelo ministro da Defesa israelita.

Israel Katz elogiou "o plano corajoso" de Donald Trump que passa por expulsar o povo palestiniano da Faixa de Gaza e transformar o território numa "Riviera do Médio Oriente".

Em jeito de provocação, o governante israelita admite que os palestinianos podem emigrar para Espanha, Irlanda, Noruega - países críticos das ações de Israel em Gaza - para "expor a sua hipocrisia".

Donald Trump, durante um encontro com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu na terça-feira, levantou a possibilidade de os Estados Unidos da América assumirem o controlo de Gaza e de os palestinianos deslocados serem reinstalados “permanentemente” fora do enclave.

A ideia gerou - como seria de esperar - uma onda de críticas que ainda não cessou. "Gaza deve ser uma parte essencial de um futuro Estado palestiniano", já veio dizer um porta-voz da política externa da União Europeia esta quarta-feira, à “Reuters”.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Loucuras Trumpistas
    06 fev, 2025 Mundo 09:46
    Um plano de saída "voluntária" de Gaza... Saída "voluntária" da Terra deles pela qual lutam há décadas e para onde nunca poderiam voltar! Até acredito que para Israel, que se via livre de vizinhos incómodos, e para os EUA Trumpistas que arranjavam uma colónia de férias com muito dinheiro em turismo de luxo, fosse uma boa ideia. Mas duvido seriamente que os palestinianos estejam pelos ajustes e mesmo que os expulsem - para onde se ninguém os recebe? - de armas apontadas, podem crer que eles voltam.

Destaques V+