Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Sismo com 7.6 de magnitude no Mar das Caraíbas colocou 12 países sob ameaça de tsunami

08 fev, 2025 - 23:59 • Diogo Camilo

México, Jamaica, Honduras, Cuba, Costa Rica e Panamá foram alguns dos países que estiveram em alerta de serem atingidos por um tsunami. O epicentro do sismo fica a cerca de 200 quilómetros das Ilhas Caimão e menos de 300 quilómetros das Honduras.

A+ / A-

[artigo atualizado às 00h49 com a retirada de ameaça de tsunami nos 12 países]

Foi registado este sábado um sismo de magnitude 7.6 no Mar das Caraíbas, a norte das Honduras e a 10 quilómetros de profundidade, segundo avança o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O sismo foi inicialmente foi registado com magnitude de 8.0 na escala de Richter.

O primeiro alerta foi dado às 18h23 locais (23h23 em Lisboa).

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Devido ao sismo, o Sistema de Aviso de Tsunami dos Estados Unidos (NOAA) emitiu avisos de potencial ameaça de tsunami para doze países na região: Haiti, Belize, Bahamas, Honduras, Costa Rica, Ilhas Caimão, Cuba, Nicarágua, Panamá, Guatemala, México e Jamaica.

Estiveram ainda sob avisos de alerta os territórios norte-americanos de Porto Rico e as Ilhas Virgens.

Os alertas de ameaça foram retirados pelas 00h40 em Lisboa (19h40 locais), com informações de que as ondas em Cuba chegaram aos três metros de altitude.

O epicentro do sismo ficou a cerca de 200 quilómetros das Ilhas Caimão, a menos de 300 quilómetros das Honduras e menos de 500 quilómetros da Jamaica.

Perto do local, durante a madrugada de sábado, foi registado outro sismo, de 4.3 de magnitude.

Este é o maior sismo na região desde 2021, quando um poderoso sismo de magnitude 7.2 abalou o Haiti.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+