Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

UE vai responder com contramedidas a taxas de 25% de Trump sobre aço e alumínio

11 fev, 2025 - 09:49 • Lusa

"As tarifas são impostos, más para as empresas, piores para os consumidores", sublinhou o comissário europeu Maros Sefcovic. Bruxelas está a analisar esta decisão e responderá com contramedidas.

A+ / A-

A Comissão Europeia vai responder com contramedidas às tarifas alfandegárias de 25% impostas pelos Estados Unidos às importações de aço e alumínio, que considera "más para as empresas e piores para os consumidores".

"As tarifas são impostos, más para as empresas, piores para os consumidores", sublinhou esta terça-feira o comissário europeu para o Comércio, Maros Sefcovic, que considerou ser esta uma decisão em que todos perdem.

Bruxelas está "a analisar o alcance" da decisão e responderá "proporcionalmente com contramedidas", disse o comissário num debate no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo.

As taxas anunciadas por Washington entram em vigor em 12 de março para todas as exportações de alumínio e aço de países terceiros para os EUA.

No debate, Sefcovic salientou que a União Europeia (UE) não vê qualquer justificação para a imposição destas tarifas, que considera "economicamente contraproducente".

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também condenou a decisão da Casa Branca, em comunicado.

O novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou duas ordens executivas para impor tarifas de 25% às importações de alumínio e aço.

Durante o seu primeiro mandato (2017-2021), o líder norte-americano impôs tarifas de 25% sobre o aço e de 10% sobre o alumínio, mas depois concedeu quotas isentas de impostos a vários parceiros comerciais, incluindo o Canadá, o México, a Austrália e o Brasil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+