Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Associated Press impedida de entrar na Sala Oval por usar Golfo do México

12 fev, 2025 - 12:16 • Miguel Marques Ribeiro com Agências

A presidência norte-americana exige que a agência comece a designar o "Golfo do México" por "Golfo da América". AP classifica a decisão de "alarmante" e acusa o Presidente norte-americano de violar a Constituição.

A+ / A-

A Casa Branca impediu a entrada de um jornalista da Associated Press num evento realizado na Sala Oval, nesta terça-feira, exigindo que a agência noticiosa norte-americana comece a designar o "Golfo do México" por "Golfo da América", tal como definido pela Administração Trump logo nos primeiros dias do novo mandato presidencial.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O repórter, que a AP optou por não identificar, foi ainda impedido de participar num segundo evento na Sala Diplomática.

A equipa de Trump não fez, até ao momento, qualquer comentário. Por seu turno, a AP critica a decisão.

"É alarmante que a administração Trump possa punir a AP pelo seu jornalismo independente", afirmou a vice presidente e editora executiva da agência, num comunicado. "Limitar o nosso acesso à Sala Oval baseado no conteúdo discursivo da AP não só impede o público de aceder a notícias independentes, como viola de forma grosseira a Primeira Emenda", acrescenta a responsável.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+