Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Trânsito

Vai a Espanha? Então precisa de um novo "triângulo" de sinalização (que não é triângulo)

12 fev, 2025 - 12:01 • Olímpia Mairos

A medida entra em vigor em janeiro de 2026, altura em que passará a ser exigido um dispositivo luminoso que permite sinalizar avarias ou acidentes de forma segura e eficiente sem precisar de sair do veículo.

A+ / A-

A partir de 1 de janeiro de 2026, os triângulos de sinalização, em caso de imobilização do veículo na estrada, deixarão de ser obrigatórios em Espanha.

No seu lugar, passará a ser exigido o dispositivo luminoso V-16, como o Help Flash, que permite sinalizar avarias ou acidentes de forma segura e eficiente sem precisar de sair do veículo.

De acordo com a Help Flash, trata-se de “um equipamento inovador que ajuda a salvar vidas”, que “é colocado no tejadilho do carro ou na moto”, e que “emite uma luz intermitente visível a 360º e a grande distância (até 1 km), tornando a sinalização mais rápida, segura e eficaz”.

Apesar de o novo equipamento passar a ser obrigatório em Espanha, não significa que os condutores portugueses quando viajarem para o país vizinho sejam obrigados a abandonar o triângulo.

Segundo a Convenção de Viena sobre Tráfego Rodoviário, que regula a circulação internacional de veículos, os países visitados devem aceitar os dispositivos obrigatórios nos veículos matriculados noutros estados.

Isto significa que os condutores espanhóis que viajem para Portugal podem utilizar apenas o dispositivo V-16, enquanto os condutores portugueses que viajem para Espanha poderão cumprir a lei levando o triângulo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+