Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA

Apple também renomeia o Golfo do México como Golfo da América

13 fev, 2025 - 00:59 • Lusa

Nos iPhones e outros equipamentos da marca já é visível a mudança decretada por Donald Trump.

A+ / A-

A Apple mudou o nome do Golfo do México nos seus dispositivos nos Estados Unidos para, a partir de agora, Golfo da América, mudança que ocorreu nas últimas horas e é visível nos iPhones e outros equipamentos da marca.

Com esta medida, a Apple segue a decisão tomada pelo Google Maps na segunda-feira, quando fez a alteração de acordo com a ordem executiva assinada pelo Presidente Donald Trump em 21 de janeiro.

No entanto, tanto a Google como o Apple Maps aplicaram a alteração apenas aos dispositivos utilizados nos Estados Unidos, uma vez que no resto do mundo os dois nomes surgem assim: "Golfo do México (Golfo da América)", detalhou a agência Efe.

Da mesma forma, o mapa utilizado pelos dispositivos da Microsoft foi adaptado à nova designação, também nos Estados Unidos.

A decisão de Trump já deixou algumas "vítimas colaterais": na terça-feira, a Casa Branca proibiu a Associated Press (AP) de entrar na Sala Oval por não cumprir a ordem executiva e continuar a usar o termo universalmente utilizado "Golfo do México".

"Como agência de notícias global que distribui informação em todo o mundo, a AP deve garantir que os nomes de lugares e a geografia são facilmente reconhecíveis por todos os públicos", defendeu na terça-feira a agência noticiosa.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, justificou a medida contra a agência AP na sua conferência diária: "É um facto que o corpo de água na costa do Louisiana se chama Golfo da América e não compreendo porque é que alguns meios de comunicação social não querem chamar-lhe assim, [mas] as coisas são como são".

Leavitt gabou-se de que tanto a Google como a Apple mudaram o nome dos seus equipamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+