13 fev, 2025 - 13:50 • Lusa
Autoridades moçambicanas ordenaram a interrupção temporária dos sinais de três rádios comunitárias na província de Nampula, no norte de Moçambique, justificando com a interferência na navegação aérea.
Numa nota distribuída à comunicação social, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), a autoridade reguladora, avança que uma equipa técnica que trabalhou na cidade de Nampula concluiu que a emissão conjunta das rádios Encontro, da Igreja Católica, Haq e Vida está a interferir nas comunicações do serviço móvel aeronáutico, dificultando a ligação entre a torre do aeroporto local e os aviões.
"Dado o perigo que esta situação representa para vidas humanas, o INCM notificou as três rádios visadas sobre a interferência identificada e ordenou o desligamento temporário das emissões, com efeitos imediatos, enquanto perdurar a interferência", lê-se no documento.
O INCM acrescenta ainda no documento que está a trabalhar com as três rádios para resolver o problema e restabelecer as emissões.