Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky apela à criação de "exército europeu"

15 fev, 2025 - 11:04 • Lusa

Segundo Zelensky dar esse passo "não é mais difícil" do que aquilo que têm feito os ucranianos para enfrentar a Rússia.

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, apelou este sábado em Munique à criação de um "exército europeu" como próximo passo na defesa do seu país contra a invasão russa e na proteção dos países do Velho Continente contra ameaças externas.

"Acredito sinceramente que chegou o momento de criar as Forças Armadas da Europa", afirmou Zelensky no seu discurso no segundo dia da Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha.

Segundo Zelensky dar esse passo "não é mais difícil" do que aquilo que têm feito os ucranianos para enfrentar a Rússia.

"Não se trata apenas de aumentar as despesas com a defesa. O dinheiro é necessário, mas o dinheiro por si só não impede um ataque inimigo", disse o Presidente ucraniano, insistindo que "não se trata de orçamentos", mas da "defesa do país".

E prosseguiu: "eu acredito na Europa. E vós deveis acreditar. E peço-vos que ajam, por vós próprios, pela Europa, pelos povos da Europa, pelas vossas nações, pelas vossas casas, pelos vossos filhos e pelo nosso futuro comum. Para isso, a Europa tem de se tornar autossuficiente, uma força comum unida, ucraniana e europeia", reiterou, antes de salientar que a nova administração Trump abriu um período de incerteza na frente anti-russa.

"Se não o fizermos, quem é que os pode parar? Sejamos francos: hoje não podemos excluir a possibilidade de os Estados Unidos dizerem 'não' à Europa em questões que a ameaçam", disse.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Duvido
    16 fev, 2025 UE 15:30
    Se apesar de multiplas reuniões, nem sequer se entendem quem deve produzir o quê - não podem continuar a fabricar 20 modelos de tanques, n modelos de canhões, etc, têm de de assentar em modelo concreto e um país produz isto, outro aquilo numa lógica de complementaridade e de compras europeias comuns - e têm exércitos "bonsai" ótimos para paradas, insuficientes para ação séria, e quer um "exército europeu"? Seria ótimo, mas duvido que saísse do papel

Destaques V+