16 fev, 2025 - 23:12 • João Pedro Quesado com Reuters
Os Estados Unidos da América (EUA) questionaram os governos europeus sobre a disponibilidade para colocar forças militares na Ucrânia como parte de um acordo de paz com a Rússia. A administração de Donald Trump enviou um conjunto de perguntas, reveladas pela agência Reuters, aos países da Europa para perceber que garantias de segurança podem ser dadas ao país do Leste europeu.
O envio do questionário foi inicialmente noticiado pelo "Financial Times" este sábado, e confirmado no mesmo dia pelo Presidente da Finlândia, Alexander Stubb, numa conferência de imprensa durante a Conferência de Segurança de Munique, onde afirmou que "isto vai forçar os europeus a pensar, depois cabe aos europeus decidir se respondem mesmo ao questionário, ou se respondem em conjunto".
Emmanuel Macron convidou os líderes da Alemanha, Reino Unido, Itália, Polónia, Espanha, Países Baixos e Dinamarca, assim como os Presidentes do Conselho Europeu e Comissão Europeia, e o secretário-geral da NATO, para uma reunião em Paris esta segunda-feira. Em discussão vai estar o apoio à Ucrânia — agora com 11 perguntas concretas para responder — e a segurança europeia de forma mais lata.
De acordo com a Reuters, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que Washington D.C. tem "sido claro que espera que os parceiros europeus assumam a liderança em estabelecer um quadro de segurança durável e aguardam as propostas".
As questões, de acordo com um documento revelado pela Reuters, focam-se em detalhes necessários para o planeamento de uma estratégia europeia: