Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra comercial

União Europeia planeia bloqueios à importação de alguns alimentos

16 fev, 2025 - 19:15 • João Pedro Quesado

A soja pode estar entre os produtos dos Estados Unidos da América que são alvo deste bloqueio. Argumento baseia-se no uso de pesticidas proibidos na UE.

A+ / A-

A União Europeia (UE) está a planear bloquear as importações de alguns produtos alimentares, produzidos com métodos diferentes dos permitidos na Europa, para proteger os agricultores. A notícia é avançada pelo "Financial Times" este domingo, com o jornal a equipar o esforço à política comercial "recíproca" de Donald Trump.

Segundo o jornal, citando três responsáveis, a Comissão Europeia vai explorar, na próxima semana, limites mais duros às importações. A soja pode estar entre os produtos dos Estados Unidos da América que são alvo deste bloqueio, devido a ser cultivados com pesticidas proibidos aos agricultores da UE.

A União Europeia proíbe muitos pesticidas que danificam plantas e animais. O plano estará incluído num documento sobre o futuro da agricultura, elaborado pelo comissário europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Christophe Hansen.

De acordo com o "Financial Times", um responsável disse que apenas estão em causa "os pesticidas mais perigosos e vai haver uma avaliação de impacto para proteger a competitividade antes de quaisquer decisões", acrescentando que "precisamos de café, mangas e abacates".

A Casa Branca, citada pela Reuters, respondeu afirmando que Donald Trump está "a lutar por comércio justo e recíproco e vai defender os agricultores americanos", e que os EUA vão "continuar a tentar abrir mercados em todo o mundo aos produtos americanos de alta qualidade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+