Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Zelensky diz que Rússia vai declarar guerra à NATO se Trump reduzir apoio

16 fev, 2025 - 16:53 • Lusa

Volodymyr Zelensky referiu que o ataque da Rússia deverá acontecer perante um "enfraquecimento da NATO". Alguns líderes europeus vão reunir-se esta segunda-feira, em Paris.

A+ / A-

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse este domingo que a Rússia vai declarar guerra à NATO, se Trump reduzir o seu apoio a esta aliança, pedindo que os aliados reforcem as forças armadas.

"Pensamos que Putin vai declarar guerra à NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]", defendeu Zelensky, numa entrevista à NBC, à margem da Conferência de Segurança de Munique.

O Presidente da Ucrânia pediu, assim, aos aliados europeus que reforcem as forças armadas face aos blocos americano e russo.

Volodymyr Zelensky referiu que o ataque da Rússia deverá acontecer perante um "enfraquecimento da NATO", em consequência de os EUA retirarem o seu apoio militar à Europa.

"Não sei se eles [russos] vão querer 30% ou 50% da Europa", apontou.

Alguns líderes europeus vão reunir-se esta segunda-feira, em Paris, para discutir temas como a segurança europeia, numa altura em que a administração norte-americana pretende negociar diretamente com a Rússia uma solução para o conflito.

Zelensky sublinhou ainda que Putin não quer a paz, pedindo à União Europeia que não confie no Presidente russo.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dentro de 5 anos
    16 fev, 2025 UE 19:10
    Neste momento, mesmo sem os EUA, a Rússia não tem capacidades para atacar a Europa, pois além do exército ucraniano, teria de se confrontar com o exército polaco e com os de outros países que estiveram sob o jugo da Rússia ou da URSS e não tencionam para lá voltar, pelo que se prepararam para a guerra, ao contrário de outros que ainda contam que os EUA nos venham salvar. agora, dentro de 3 a 5 anos, a história pode ser diferente, se a Europa continuar a multiplicar-se e desmultiplicar-se em reuniões/colóquios/retiros/conferência pífias, de onde saem ideias mil vezes repetidas, e ações práticas nem vê-las.

Destaques V+