Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

EUA e Rússia concordam em iniciar esforço pela paz na Ucrânia

18 fev, 2025 - 12:48

Reunião na Arábia Saudita terminou, mas caminho para a paz ainda parece longo.

A+ / A-

O departamento do Estado norte-americano garantiu que os EUA e a Rússia vão começar a trabalhar num caminho para acabar com a guerra na Ucrânia. A informação foi avançada esta terça-feira, após terminar a reunião entre os dois países na Arábia Saudita.

Os dois países confirmam que as conversações "correram bem", mas deixam claro que o esforço de paz ainda está a dar os seus primeiros passos.

"Um telefonema seguido de uma reunião não é suficiente para estabelecer uma paz duradoura", disse a porta-voz do departamento Tammy Bruce após reuniões na Arábia Saudita.

De acordo com a Reuters, fontes da administração norte-americana contam que haja futuras negociações sobre o território ucraniano e garantias de segurança na região.

Após a conversa entre EUA e Rússia, continua por definir uma data para um encontro entre Donald Trump e Vladimir Putin.

Marco Rubio garante que haverá futuras missões diplomáticas "vibrantes" entre EUA e Rússia e abre porta a que a Europa possa participar em futuros diálogos.

"A União Europeia deve envolver-se, eventualmente", referiu.

[Notícia atualizada às 13h25 de 18 de fevereiro de 2025 para acrescentar mais detalhes]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Metam-nas no
    18 fev, 2025 Europa 14:35
    Fizeram o cozinhado entre eles e agora à laia de prémio de consolação, "aceitam" que "eventualmente" a UE venha a ser incluída nas "conversações". Não fosse a UE um saco de gatos com 27 opiniões diferentes que eu dizia a camones e ruskies onde podiam meter essas conversações

Destaques V+