Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Segunda fase do cessar-fogo em Gaza vai mesmo avançar

18 fev, 2025 - 13:06 • Daniela Espírito Santo com Reuters

​Egito e Qatar garantem que os restantes reféns israelitas e prisioneiros palestinianos vão ser libertados no sábado.

A+ / A-

A segunda fase do cessar-fogo em Gaza vai mesmo avançar, garantem Egito e Qatar.

Os dois países garantem que os restantes reféns israelitas e prisioneiros palestinianos vão ser libertados no sábado.

Antes disso, os corpos de quatro reféns mortos serão entregues na quinta-feira.

O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, deve viajar para Riad na quinta-feira para discussões sobre um plano árabe para Gaza, disseram duas fontes de segurança egípcias.

Espera-se que os estados árabes discutam um plano pós-guerra para a reconstrução de Gaza, possivelmente para combater a proposta do Presidente dos EUA, Donald Trump, de reconstruir a faixa sob controle dos EUA.
Arábia Saudita, Egito, Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Catar devem rever e discutir o plano árabe em Riad antes que seja apresentado numa cúpula árabe programada que acontece no Cairo em 4 de março, disseram as fontes.
Na sexta-feira, uma reunião de líderes de estados árabes, incluindo Jordânia, Emirados Árabes Unidos e Catar, deve ocorrer na Arábia Saudita, que lidera os esforços árabes no plano de Trump, embora algumas fontes tenham dito que a data ainda não foi confirmada.
Os estados árabes ficaram consternados com o plano de Trump de "limpar" os palestinianos de Gaza e levá-los para a Jordânia e o Egito, para criar uma "Riviera" do Oriente Médio, uma ideia imediatamente rejeitada pelo Cairo e Amã e vista na maior parte da região como profundamente desestabilizadora.

[Notícia atualizada às 13h12 de 18 de fevereiro de 2025 para acrescentar mais detalhes]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+