Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Diplomacia

China vai reunir-se com secretário do Tesouro dos EUA

21 fev, 2025 - 09:40 • Lusa

A reunião faz parte dos esforços bilaterais para gerir as tensões comerciais e reforçar a comunicação económica entre as duas potências.

A+ / A-

A China confirmou esta sexta-feira que o seu representante máximo para os assuntos económicos com os Estados Unidos, o vice-primeiro-ministro He Lifeng, vai pela primeira vez realizar uma videochamada com o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

“O responsável chinês pelos assuntos económicos e comerciais entre a China e os Estados Unidos, o vice-primeiro-ministro He Lifeng, tenciona realizar uma videochamada com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, para discutir questões relevantes no domínio económico”, disse hoje o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Guo Jiakun, em conferência de imprensa.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A reunião faz parte dos esforços bilaterais para gerir as tensões comerciais e reforçar a comunicação económica entre as duas potências.

Pequim e Washington têm tido divergências em questões como as taxas alfandegárias, o investimento estrangeiro e a política industrial, que têm afetado as relações entre as duas maiores economias do mundo.

Espera-se que a conversa aborde questões fundamentais da agenda bilateral, embora Pequim não tenha confirmado a data exata da videochamada nem os temas específicos a discutir.

Na quinta-feira, Bessent disse à agência Bloomberg que vai ter esta sexta-feira uma “primeira chamada introdutória” com o seu homólogo chinês.

“Amanhã de manhã terei a minha primeira chamada com o meu homólogo chinês, por isso espero que seja uma conversa muito produtiva”, disse Bessent, que insistiu na necessidade de Pequim “reequilibrar a sua economia a favor do consumo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+