Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

França

Português morre em ataque com faca na cidade francesa de Mulhouse

22 fev, 2025 - 18:02 • Ana Kotowicz , Liliana Monteiro

O cidadão português ter-se-á interposto entre os polícias e o atacante, tendo sido esfaqueado e morto, segundo fonte do gabinete do ministro Paulo Rangel. Presidente francês fala em "ato de terrorismo islamista”. Luís Montenegro salientou a valentia do português e Marcelo Rebelo de Sousa condenou o ataque.

A+ / A-

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas durante um ataque com faca, este sábado, em Mulhouse, França, cidade próxima das fronteiras alemã e suíça. O morto é um português de 69 anos, avança o Le Figaro, que cita a Procuradoria de Mulhouse, informação confirmada pela Renascença junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que está a acompanhar o caso.

O cidadão português ter-se-á interposto entre os polícias e o atacante, tendo sido esfaqueado e morto, segundo fonte do gabinete do ministro Paulo Rangel. Luís Montenegro salientou a valentia do português e Marcelo Rebelo de Sousa condenou o ataque.

Segundo as autoridades locais, o suspeito, de 37 anos, e que já foi detido, estava referenciado por risco de terrorismo. É estrangeiro e tinha ordem de expulsão do país. O Presidente francês reagiu e fala em "ato de terrorismo islamista”.

Cinco dos feridos são policias, dois ficaram feridos com gravidade.

Macron quer "erradicar o terrorismo"

"Não há dúvidas de que este foi um ato terrorista islâmico ", disse Emmanuel Macron. O Presidente francês, que falava à margem da visita à Feira Agrícola de Paris, disse querer "continuar com o trabalho que tem sido feito desde há oito anos para erradicar o terrorismo" do território.

O ministro do Interior, Bruno Retailleau, irá deslocar-se ao local, avançou Macron.

O ataque, durante a tarde de sábado, aconteceu à margem de uma manifestação de apoio à República Democrática do Congo, segundo a imprensa francesa.

Já segundo o comunicado da Procuradoria Nacional Antiterrorista (PNAT), citado por várias agências de notícias, o suspeito gritou "Allah Akbar" (em árabe, "Alá é grande") no momento do ataque com uma faca.

Montenegro fala em valentia do português

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, enviou a sua solidariedade ao povo francês e salientou a "valentia" do cidadão português.

"Perante um ataque contra a comunidade que o acolheu, um português interveio e acabou por perder a vida, em França. A sua valentia, que lhe custou a vida, poderá ter salvo tantas outras", escreveu Luís Montenegro na rede social X.

Marcelo condena ataque

O Presidente da República também reagiu ao ataque. Numa nota publicada no site da Presidência da República, lê-se que Marcelo Rebelo de Sousa apresentou "as suas mais sentidas condolências à família, amigos e à comunidade portuguesa de Mulhouse".

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa condena veementemente aquele ataque de ódio e mantém-se em contacto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros no acompanhamento à família da vítima", acrescenta-se na mensagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+