Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Presidente israelita congratula-se com libertação de reféns na Faixa de Gaza

22 fev, 2025 - 13:50 • Lusa

Os reféns foram entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha em duas cerimónias organizadas no centro e no sul da Faixa de Gaza.

A+ / A-

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, congratulou-se hoje com a libertação dos reféns israelitas na Faixa de Gaza, na sétima troca por presos palestinianos da trégua.

O Chefe de Estado destacou que a conclusão de um acordo de reféns é "um imperativo humanitário, moral e judaico".

"Consolamo-nos ao ver o regresso de Omer Wenkert, Eliya Cohen, Tal Shoham e Omer Shem Tov, que foram brutalmente tomados como reféns há 505 dias, juntamente com Avera Mengistu", disse Herzog, em comunicado divulgado pelo gabinete de imprensa do Presidente, ao comentar a libertação de hoje.

Estes reféns foram entregues pelo Hamas à Cruz Vermelha em duas cerimónias organizadas no centro e no sul da Faixa de Gaza.

"Regressam das profundezas do inferno para começarem o processo de cura e recuperação junto das amadas famílias, que lutaram por eles, com todas as forças", acrescentou.

Herzog referiu-se também à identificação, esta madrugada, do corpo da refém israelita de ascendência argentina Shiri Bibas, cujo cadáver foi entregue pelo Hamas, depois de na quinta-feira entregar a Israel o corpo de outra mulher, palestiniana, notícia que afirmou ter recebido com "profunda tristeza".

"A finalização de um acordo de reféns é um imperativo humanitário, moral e judaico. Como temos ouvido dos testemunhos dos reféns que regressaram nas últimas semanas, têm uma grave necessidade humanitária e o regresso imediato é vital", escreveu na nota.

No documento, o Presidente israelita afirmou que deve ser feito "tudo o que for possível" para resgatar todos os reféns do cativeiro em Gaza, "até ao último!".

A libertação destes reféns corresponde à sétima troca de capturados israelitas por presos palestinianos, dos quais se espera que Israel liberte hoje cerca de seis centenas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+