Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Número de mortos em desabamento de telhado em centro comercial no Peru sobe para oito

23 fev, 2025 - 08:06 • Lusa

Ainda não é conhecida a razão do desabamento, mas os responsáveis do centro comercial asseguraram que foram cumpridos todos os protocolos de manutenção e controlo.

A+ / A-

Pelo menos oito pessoas morreram na sequência do desabamento do telhado de uma praça de alimentação num centro comercial no noroeste do Peru, de acordo com um novo balanço das autoridades.

O pesado telhado de ferro do centro comercial Real Plaza em Trujillo, cidade na região de La Libertad, caiu na noite de sexta-feira sobre dezenas de pessoas que estavam no local.

Um balanço anterior dava conta de seis mortos e de pelo menos 78 feridos.

"É de salientar que, até à tarde de sábado, 22 de fevereiro, mais de 80 pessoas ficaram feridas e oito morreram, incluindo três menores", declarou, nesse mesmo dia, o Ministério do Interior em comunicado.

Dos feridos, cerca de trinta receberam alta hospitalar, ainda de acordo com as autoridades. Três crianças estão em "estado delicado", referiu o presidente do Conselho de Ministros, Gustavo Adrianzén.

Ainda não é conhecida a razão do desabamento, mas os responsáveis do centro comercial asseguraram que foram cumpridos todos os protocolos de manutenção e controlo.

A diretora de operações do Real Plaza, Garlet Rodríguez, disse aos jornalistas locais que o edifício passou por uma inspeção em setembro do ano passado e que "não houve observações estruturais de qualquer tipo".

Garantiu ainda que a empresa vai colaborar para esclarecer o sucedido.

Neste sentido, o Ministério Público reafirmou o compromisso de "investigar de forma rigorosa, objetiva e rápida para esclarecer o que aconteceu, identificar os responsáveis e puni-los atempadamente".

A Presidente peruana, Dina Boluarte, afirmou que o que aconteceu deve ser investigado com rigor para punir severamente os responsáveis, acrescentando que os interesses económicos do investimento privado não devem sobrepor-se ao direito à vida.

O Real Plaza de Trujillo é o maior centro comercial do Peru fora de Lima, com 220 mil metros quadrados, e foi encerrado em 2023 devido a deficiências nas infraestruturas, sendo reaberto alguns dias depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+