24 fev, 2025 - 06:06
António Costa afirmou que "o futuro da Ucrânia é na União Europeia". Através de uma mensagem publicada nas redes sociais, no dia em que se assinalam três anos de guerra em território ucraniano, o presidente do Conselho Europeu reiterou ainda que "a segurança da Ucrânia é a segurança da Europa".
"Nós estamos convosco desde o primeiro dia e estaremos convosco lado a lado, ombro a ombro", disse António Costa, que esta segunda-feira está, juntamente com a presidente da Comissão Europeia, em Kiev para demonstrar apoio à Ucrânia e ao Presidente Volodymyr Zelensky.
O presidente do Conselho Europeu declarou que "o sofrimento que a Rússia vos causou [aos ucranianos] desde o início desta guerra é cruel e imperdoável", acrescentando que esta segunda-feira "somos todos ucranianos".
"Queremos uma paz justa e duradoura", afirma António Costa.
Assinalam-se, esta segunda-feira, três anos da invasão russa da Ucrânia. As sirenes soaram pela primeira vez em Kiev a 24 de fevereiro de 2022. Num momento de fortes tensões geopolíticas e diplomáticas, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estão na Ucrânia para assinalar a data e mostrar o apoio da União Europeia ao país.