Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Costa classifica Rússia de "ameaça à ordem internacional baseada em regras"

24 fev, 2025 - 11:35 • José Pedro Frazão , João Malheiro

Costa defende que "não haverá negociações credíveis e bem-sucedidas, nem paz duradoura sem a Ucrânia e sem a União Europeia".

A+ / A-

António Costa considera que a Rússia "é uma ameaça à ordem internacional baseada em regras".

Num discurso proferido esta segunda-feira, em Kiev, numa visita para assinalar os três anos da guerra na Ucrânia, o Presidente do Conselho Europeu diz que Vladimir Putin quer dividir a Europa, mas "aqui mostramos hoje que o nosso apoio é forte, unido e inalterado".

Costa defende que "não haverá negociações credíveis e bem-sucedidas, nem paz duradoura sem a Ucrânia e sem a União Europeia".

E o Presidente do Conselho Europeu voltou a assegurar que a Europa está com a Ucrânia "lado a lado, ombro a ombro".

"A paz não pode ser um simples cessar-fogo, é necessário que seja um acordo duradouro. A paz não deve recompensar a agressão. Só as garantias de segurança concretas e fortes resultarão numa paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia e na Europa, como um todo", aponta, ainda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+