27 fev, 2025 - 22:03 • Tomás Anjinho Chagas
A submissão não é a melhor forma da Europa lidar com Donald Trump: eis a visão de Emmanuel Macron relativamente à inconstância e o poder do Presidente dos EUA.
De visita a Portugal, o presidente de França participou, esta quinta-feira, num debate com Carlos Moedas, na Fábrica dos Unicórnios. E aí afirmou: “Acho que a resposta não está numa submissão. Não sou a favor da vassalagem. Vejo muitas pessoas na Europa a dizer que teremos de ser simpáticos com os americanos, que isto vai passar, temos de curvar perante os chineses. Devemos ser educados, mas devemos defender aquilo que somos.”
“O nosso futuro não está na vassalagem feliz. Está na defesa respeitosa dos nossos princípios, da nossa história, mas numa vontade ambiciosa de ir mais além”, reiterou ainda.
Durante o encontro, Moedas colocou Emmanuel Macron no lugar de líder europeu e agradeceu a forma como tem respondido a Donald Trump.
“Queria dizer-lhe, como português, que estamos muito tranquilos por vê-lo a lidar com Estados Unidos. O mundo está num momento muito complicado e a forma como têm lidado com o Presidente Trump tem sido muito importante para a Europa, sentimo-nos muito seguros”, afirmou Moedas.
Macron vai estar na cidade do Porto na sexta-feira, para o seu segundo e último dia de visita a Portugal.