Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia diz ter concedido cidadania a 3,5 milhões de pessoas de regiões anexadas

05 mar, 2025 - 13:43 • Lusa

Putin decretou a anexação ilegal destes territórios em setembro de 2022, embora o exército russo ainda não tenha o controlo total destas regiões.

A+ / A-

A Rússia reivindicou esta quarta-feira ter atribuído a cidadania a 3,5 milhões de habitantes das quatro regiões ucranianas que Moscovo anexou (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia) durante a campanha militar no país vizinho.

"Concluímos a concessão, em grande escala, de passaportes aos habitantes das regiões de Donbass e Novorossia. Desde o início dos trabalhos, 3,5 milhões de pessoas receberam documentos de identidade", declarou o ministro do Interior russo, Vladimir Kolokoltsev, dirigindo-se aos responsáveis da sua pasta, na presença do Presidente russo, Vladimir Putin.

"O processo continua", mas já não em grande escala, acrescentou.

"Em 2024, a emissão de passaportes para os habitantes dos territórios libertados de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia estava praticamente concluída", afirmou.

Putin decretou a anexação ilegal destes territórios em setembro de 2022, embora o exército russo ainda não tenha o controlo total destas regiões.

O número de pessoas que ainda vive nas quatro regiões, que foram palco de combates ferozes durante mais de três anos e das quais milhões de pessoas foram exiladas ou evacuadas, não é conhecido nesta fase.

Segundo Moscovo, as tropas russas controlam 99% de Lugansk e três quartos das outras três regiões anexadas.

O Kremlin afirma que a incorporação destas regiões na Federação Russa está consagrada na Constituição, pelo que não podem ser objeto de negociação em futuras negociações de paz com Kiev.

Embora o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, não tenha desistido de as recuperar, os Estados Unidos consideram ser "irrealista" que Kiev considere a hipótese de libertar os territórios conquistados pelo inimigo russo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fogueiras
    05 mar, 2025 Kiev 15:45
    A Resistência Ucraniana está ativa na parte ocupada, e na parte livre, o exército ucraniano apesar das traições do Ocidente - EUA à cabeça - tem contido, embora com dificuldades, os canalhas russos. Quanto àos passaportes e cidadania Russas são para fazer grandes fogueiras quando essas zonas forem libertadas.

Destaques V+