Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Rússia exige inclusão de potências nucleares europeias em negociações com EUA

07 mar, 2025 - 13:57 • Lusa

Peskov disse que a questão é de particular importância na sequência das recentes declarações de Macron.

A+ / A-

A Rússia exigiu esta sexta-feira que as potências nucleares europeias, França e Reino Unido, sejam incluídas nas negociações de desarmamento estratégico com os Estados Unidos.

"É impossível excluir os arsenais europeus do diálogo" sobre o desarmamento entre a Rússia e os Estados Unidos, disse o porta-voz do Kremlin (presidência), Dmitri Peskov, citado pela agência espanhola EFE.

Peskov disse que a questão é de particular importância na sequência das recentes declarações do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a possibilidade de alargar o "guarda-chuva nuclear" aos aliados europeus.

Quanto ao diálogo estratégico de segurança entre Moscovo e Washington, afirmou que é necessário no interesse de ambos os países e da segurança global.

"É uma questão que está na ordem do dia", disse Peskov.

"Acreditamos que o diálogo entre a Rússia e os Estados Unidos sobre o controlo de armas é necessário, especialmente em termos de estabilidade estratégica", insistiu em resposta ao Presidente norte-americano, Donald Trump, que voltou ao assunto na quinta-feira.

Trump afirmou que "seria ótimo se todos se livrassem das armas nucleares", numa mensagem dirigida sobretudo à Rússia e à China.

Há algumas semanas, Trump propôs a Moscovo e a Pequim conversações sobre a desnuclearização, uma proposta que foi apoiada pelo líder russo, Vladimir Putin.

Em resposta, a China considerou que são os Estados Unidos e a Rússia que devem assumir a liderança no desarmamento nuclear por serem os países que possuem os maiores arsenais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Esperem pela pancada
    07 mar, 2025 UE 20:18
    Vocês russalhada, não exigem nada. Muito menos a Uma Europa em crescendo. Esperem até se verem rodeados de Países Europeus armados até aos dentes, em que os EUA deixaram de dar ordens, e preparados para retaliar com um ataque maciço e demolidor dirigido às principais cidades Russas, mal se detete qualquer tentativa de ataque russa. Aí vão ter saudades da Europa domesticada que nada fazia sem os EUA.
  • Não querem mais nada
    07 mar, 2025 Europa 20:12
    Não querem também o desarmamento total da Europa, a juntar ao desarmamento do exército ucraniano? E que tal se só a Rússia pudesse ter exército? O Rearmamento da europa, agora sem os freios dos vossos novos amigos EUA, está a tirar-vos o sono, é? Aperceberam-se que o PIB europeu é 5 vezes maior que o vosso e só na UE há 540 milhões de habitantes em oposição aos vossos 140 milhões, o que significa no mínimo que há efetivos e dinheiro para montar um exercito europeu capaz de vos triturar se sairem das vossas fronteiras para atacar alguém e é por isso que já querem discutir as ogivas nucleares francessas e pasme-se, foram pedir batatinhas aos EUA nem sequer foi à França, como se os EUA dessesm ordens a Paris, principalmente agora.

Destaques V+