Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Estados Unidos da América

Estados Unidos cancelam 83% dos programas da agência de ajuda internacional

10 mar, 2025 - 11:34 • Lusa

Mark Rubio confirma a decisão do governo norte-americano de manter apenas 18% dos programas. Elon Musk acusa a agência USAID de ser uma "organização criminosa".

A+ / A-

O Governo norte-americano já cancelou 83% dos programas da agência de ajuda internacional (USAID), ou cerca de 5.200 contratos, anunciou esta segunda-feira o secretário de Estado norte-americano.

A revisão à ajuda internacional, que começou há seis semanas, vai permitir poupar "dezenas de milhares milhões de dólares" em iniciativas que "não funcionaram" e que "em alguns casos até prejudicaram" os interesses dos Estados Unidos, declarou Marco Rubio, na rede social X.

O Governo do Presidente norte-americano, Donald Trump, está empenhado em manter apenas 18% dos programas, "aproximadamente mil" contratos, disse Rubio.

O secretário de Estado norte-americano indicou que estes programas "serão geridos agora de uma forma mais eficaz pelo Departamento de Estado".

O chefe da diplomacia norte-americana agradeceu explicitamente ao Departamento de Eficiência Governamental, liderado pelo empresário Elon Musk, pelas "longas horas" dedicadas à realização desta "tão esperada e histórica reforma".

Elon Musk, bilionário proprietário de empresas em vários setores como a rede social X, a empresa automóvel Tesla, e a companhia aeroespacial SpaceX, chegou mesmo a chamar a USAID de "organização criminosa".

As organizações humanitárias temem que, se os Estados Unidos encerrarem o financiamento, possam ser forçadas a cortar programas básicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mandar
    10 mar, 2025 Mundo 12:25
    Quanto menos apoios derem, menos forte é a palavra americana, fora da América, e menos hipóteses têm de "mandar" nalguma coisa...

Destaques V+