Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Missouri

Tornados atingem o sul dos EUA e fazem pelo menos dez mortos

15 mar, 2025 - 16:23 • Reuters com Lusa

Cerca de 47 milhões de pessoas enfrentam uma ameaça de tempestade severa, desde Madison, Wisconsin, a Birmingham, Alabama.

A+ / A-

Pelo menos dez pessoas morreram no estado do Missouri, nos Estados Unidos, na sequência de uma série de tornados que atingiu o Centro-Oeste e o Sudeste dos Estados Unidos durante a última noite.

As tempestades, que atingiram partes do Arkansas, Illinois, Mississippi e Missouri, deixaram um rasto de destruição que ainda estava a ser avaliada ao início deste sábado, informou a polícia.

Os ventos fortes e as chuvas provocaram dezenas de incêndios florestais, levando a ordens de evacuação em algumas comunidades.

Foram relatados 26 tornados na noite de sexta-feira e no início do sábado, mas ainda não foram confirmados pelas autoridades.

"Hoje há um alto risco de mais tornados no Alabama e no Mississippi. As chances são de 30%", afirmou um meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia.

Duas das mortes causadas pelo tornado ocorreram no sul do Missouri, no Condado de Ozark, e uma terceira morte foi relatada no Condado de Butler.

Outras sete pessoas morreram nas tempestades, informou a Patrulha Rodoviária do Missouri no X, sem dar detalhes.

À medida que as tempestades ganham força, o maior risco possível de tornados e tempestades severas está previsto para a noite de sábado, anteciparam os meteorologistas.

As tempestades irão mover-se para o leste ao longo do dia de sábado e podem atingir o leste até à Flórida e Atlanta até a meia-noite.

O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA alertou para condições meteorológicas extremas numa vasta área do país, que alberga mais de 100 milhões de pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+