15 mar, 2025 - 16:23 • Reuters com Lusa
Pelo menos dez pessoas morreram no estado do Missouri, nos Estados Unidos, na sequência de uma série de tornados que atingiu o Centro-Oeste e o Sudeste dos Estados Unidos durante a última noite.
As tempestades, que atingiram partes do Arkansas, Illinois, Mississippi e Missouri, deixaram um rasto de destruição que ainda estava a ser avaliada ao início deste sábado, informou a polícia.
Os ventos fortes e as chuvas provocaram dezenas de incêndios florestais, levando a ordens de evacuação em algumas comunidades.
Foram relatados 26 tornados na noite de sexta-feira e no início do sábado, mas ainda não foram confirmados pelas autoridades.
"Hoje há um alto risco de mais tornados no Alabama e no Mississippi. As chances são de 30%", afirmou um meteorologista do Centro de Previsão do Tempo do Serviço Nacional de Meteorologia.
Duas das mortes causadas pelo tornado ocorreram no sul do Missouri, no Condado de Ozark, e uma terceira morte foi relatada no Condado de Butler.
Outras sete pessoas morreram nas tempestades, informou a Patrulha Rodoviária do Missouri no X, sem dar detalhes.
À medida que as tempestades ganham força, o maior risco possível de tornados e tempestades severas está previsto para a noite de sábado, anteciparam os meteorologistas.
As tempestades irão mover-se para o leste ao longo do dia de sábado e podem atingir o leste até à Flórida e Atlanta até a meia-noite.
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA alertou para condições meteorológicas extremas numa vasta área do país, que alberga mais de 100 milhões de pessoas.