Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Inteligência Artificial

Nvidia e 'startup' de Musk juntam-se a aliança global de investimento em IA

19 mar, 2025 - 15:34 • Lusa

Aliança foi criada em setembro passado e procura obter 30 mil milhões de dólares de capital junto de investidores, proprietários de ativos e empresas.

A+ / A-
A Nvidia e a 'startup' fundada por Elon Musk xAI vão juntar-se à aliança global de investimento em infraestrutura de inteligência artificial (AIP) para obter investimento neste âmbito, essencialmente nos Estados Unidos

Esta aliança pretende obter cerca de 30.000 milhões de dólares (27.500 milhões de euros) de capital inicial para investir em infraestruturas de inteligência artificial (IA).

A Microsoft, o fundo de investimento GIP, da BlackRock, a empresa de investimento em tecnologia MGX e a gestora BlackRock pertencem também a esta aliança, de acordo com informação divulgada nesta quarta-feira.

Com estas novas adesões, a liderança tecnológica da aliança, que foi criada em setembro passado e que procura inicialmente obter 30 mil milhões de dólares de capital junto de investidores, proprietários de ativos e empresas, ficará ainda mais reforçada, segundo o mercado.

O objetivo da aliança é mobilizar até 100.000 milhões de dólares (91.502 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) de investimento potencial, incluindo financiamento por dívida.

A Nvidia continuará como consultora técnica para esta aliança, trazendo a sua experiência em computação acelerada e fábricas de IA, enquanto a GE Vernova e a NextEra Energy concordaram em colaborar com a aliança para acelerar o dimensionamento de soluções energéticas críticas para os centros de dados ('data centers') de IA.

Em 18 de setembro, a Microsoft, BlackRock, GIP e MGX anunciaram a criação deste fundo para investir em IA, nomeadamente nos Estados Unidos e países parceiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+