Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Islândia. Ministra demite-se após revelar que engravidou de adolescente

21 mar, 2025 - 20:00 • Redação

Relação terá acontecido há 36 anos, quando o jovem tinha 15 anos. Ásthildur Lóa Thórsdóttir pretende continuar no parlamento.

A+ / A-

A ministra islandesa para a Infância, Ásthildur Lóa Thórsdóttir, demitiu-se após admitir que teve um filho de uma relação com um rapaz de 15 anos, num caso com três décadas.

Thórsdóttir declarou numa entrevista ter iniciado a relação com 22 anos, quando prestava aconselhamento num grupo religioso frequentado pelo adolescente.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

“Já se passaram 36 anos, muita coisa mudou de lá para cá e eu teria definitivamente resolvido estes problemas de maneira diferente hoje em dia”, lamenta a ministra ao jornal “Visir”.

Apesar de desistir do seu trabalho no Governo da Islândia, Thórsdóttir não pretende deixar a sua função no parlamento.

Em reação, a primeira-ministra, Kristrún Frostadóttir, revelou só ter tomado conhecimento da situação nesta quinta-feira. “Este é um assunto muito pessoal e, por respeito à pessoa em causa, eu não irei tecer comentários sobre o tema”, refere.

Na Islândia, ainda que a idade de consentimento seja aos 15 anos, é ilegal ter relações sexuais com menores de 18 anos em caso de a pessoa ser professor ou mentor do adolescente, ou se o jovem trabalha ou depende financeiramente do adulto. Para este crime, a pena máxima é de três anos de cadeia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+