Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bolsonaro vai mesmo a julgamento por tentativa de golpe de Estado no Brasil

26 mar, 2025 - 15:45 • Redação

Decisão do Supremo tomada por unanimidade. Ex-Presidente brasileiro e outros sete aliados civis e militares vão sentar-se no banco dos réus.

A+ / A-

Jair Bolsonaro, ex-Presidente do Brasil, e outros sete aliados civis e militares vão a julgamento acusados de tentativa de golpe de Estado, decidiu esta quarta-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil.

A decisão foi aprovada por unanimidade, com os cinco juízes do Supremo a considerarem que há motivo para Bolsonaro sentar-se no banco dos réus.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

Se for considerado culpado, no julgamento que deverá ocorrer ainda este ano, o ex-Presidente brasileiro poderá ser condenado a uma longa pena de prisão.

Após a decisão do Supremo, Jair Bolsonaro deu uma conferência de imprensa, em Brasília, para apresentar uma longa defesa contra o que chamou de “acusações graves e infundadas”.

“Parece que eles têm algo pessoal contra mim”, disse o antigo chefe de Estado, referindo-se aos juízes.

Os golpistas “têm tropas, têm armas e têm liderança. Eles não descobriram quem seria esse líder”, argumentou Bolsonaro.

Jair Bolsonaro é acusado de um total de cinco crimes, incluindo tentativa para abolir violentamente o Estado de Direito e de golpe de Estado.

Em causa está o ataque na Praça dos Três Poderes, em Brasília, em janeiro de 2023, contra as sedes do Governo, Supremo Tribunal e Parlamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Timbo Caspite
    26 mar, 2025 Lisboa 15:50
    Vergonha! O atual presidente daquele país foi condenado e preso por corrupção e, agora, quer se vingar. Pior que isto é que culpa Bolsonaro até pelas altas no número de queimadas da Amazônia, o culpa pela alta dos preços, inflação, taxas para tudo, dor de dente, aumento do preço do ovo, picanha e da cachaça que tanto gosta.

Destaques V+