26 mar, 2025 - 18:17 • Ricardo Vieira, com Reuters
Quatro soldados norte-americanos morreram durante um exercício militar na Lituânia, avançou esta quarta-feira o secretário-geral da NATO, Mark Rutte. Mas os Estados Unidos e as forças lituanas dizem que as operações de busca continuam.
“Enquanto eu falava, surgiram notícias sobre quatro soldados americanos que morreram num incidente na Lituânia”, disse Mark Rutte, durante uma visita a Varsóvia, na Polónia.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
As forças armadas da Lituânia ainda não confirmaram a morte dos militares norte-americanos. Depois da declaração do secretário-geral da NATO, escreveram na rede social X que está em curso uma operação de salvamento "intensiva".
O Exército dos Estados Unidos adianta que foi encontrada a viatura submersa e que as buscas prosseguem para encontrar os soldados.
Os militares estão desaparecidos desde terça-feira à tarde.
Comandante da Força de Fuzileiros diz que é a maio(...)
Os quatro soldados norte-americanos estavam a treinar perto de Pabrade, no leste da Lituânia, perto da fronteira com a Bielorrússia, disse o Exército dos Estados Unidos, em comunicado.
“Os soldados, todos da 1.ª Brigada, 3.ª Divisão de Infantaria, estavam a realizar um treino tático programado no momento do incidente”, adiantou a mesma fonte.
Um contingente de 170 militares portugueses da Força de Fuzileiros partiu a 17 de março para a Lituânia, de onde só regressa em julho. Os militares participam nas Medidas de Tranquilização da NATO, destinadas a reforçar a segurança coletiva dos estados-membros, particularmente os situados na fronteira leste da Aliança Atlântica.
A Força de Fuzileiros vai instalar-se na zona litoral da Lituânia, num campo de treinos na cidade de Klaipeda e “é uma força no modo anfíbio, operações especiais, abordagem, mergulho de combate, inativação de explosivos e cinotécnica”.
[notícia atualizada às 18h54, com novo título - com a reação dos EUA e da Lituânia]