Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Do Eliseu para o Donbass: Macron dá mais dois mil milhões de euros para travar ofensiva russa

26 mar, 2025 - 20:42 • Fábio Monteiro

O Presidente francês anunciou, esta quarta-feira, um novo pacote de dois mil milhões de euros em apoio militar à Ucrânia, durante uma conferência de imprensa conjunta com Zelensky. Macron acusou ainda a Rússia de bloquear um cessar-fogo e defendeu que Moscovo “não pode ditar as condições para uma paz duradoura”.

A+ / A-

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou, esta quarta-feira, um reforço de dois mil milhões de euros em apoio militar à Ucrânia.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

O anúncio foi feito durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Paris, na véspera da cimeira “Coligação de Vontades”, iniciativa que visa mobilizar mais apoio à defesa ucraniana.

“Continuaremos a estar ao lado da Ucrânia. É do interesse do continente europeu e da nossa segurança. Há três anos que a Ucrânia enfrenta um combate que ultrapassa as suas fronteiras”, afirmou Macron.

O novo pacote financeiro representa a primeira tranche de um esforço financeiro que a França quer ver replicado pelos restantes aliados.

“Estes dois mil milhões de euros fazem parte de uma primeira tranche com vista a mobilizar também amanhã todos os parceiros para continuarmos este apoio imediato à Ucrânia”, explicou Macron.

Durante a intervenção, Macron criticou a postura de Moscovo nas negociações e rejeitou qualquer legitimidade russa para impor termos num eventual acordo de paz.

“A Rússia não pode ditar as condições para uma paz duradoura na Ucrânia”, disse.

O presidente francês apelou ainda a um cessar-fogo imediato de 30 dias, sem condições prévias, acusando o Kremlin de revelar um claro “desejo de guerra”.

Do lado ucraniano, Zelensky agradeceu o apoio francês e salientou a importância deste momento. “Este é um momento decisivo para o mundo. A forma como hoje os líderes desenharem a segurança na Europa terá impacto em muitas gerações vindouras”, afirmou.

Zelensky sublinhou ainda o impacto prático da ajuda militar, destacando os caças Mirage fornecidos por França como “um elemento-chave” na defesa aérea da Ucrânia, permitindo contrariar jatos e drones russos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+