Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aliados vão enviar força europeia para a Ucrânia em caso de paz

27 mar, 2025 - 14:27 • Lusa

O Presidente francês disse que espera o apoio dos Estados Unidos, mas que também se quer preparar para um cenário sem Washington.

A+ / A-

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta quinta-feira no final da cimeira de Paris sobre a Ucrânia que haverá uma força de segurança europeia no país em caso de paz.

A força será assegurada por "vários países europeus", disse Macron, citado pela agência francesa AFP.

O Presidente francês disse que espera o apoio dos Estados Unidos para o envio de uma força de paz europeia, mas que também se quer preparar para um cenário sem Washington.

Macron anunciou também que vai coordenar os esforços dos aliados relativamente à Ucrânia em conjunto com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Disse ainda esperar que o Presidente chinês, Xi Jinping, "possa desempenhar um papel muito ativo" na promoção da paz na Ucrânia.

O primeiro-ministro voltou a garantir que Portugal "não vai estar de fora" da iniciativa de colocar tropas europeias na Ucrânia para ajudar a manter um eventual acordo de paz. Contudo, realça que, nesta fase, "é ainda precoce" discutir este tema.

"Estamos sempre prontos para fazer parte de missões de paz", sublinhou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Europa primeiro
    28 mar, 2025 Europa 08:56
    Não se deve cortar com os EUA, mas deve-se deixar de contar com eles para tudo. Primeiro contemos connosco (Europa), depois, pode pensar-se em contar com outros.

Destaques V+