27 mar, 2025 - 09:45 • João Malheiro
Os números de telemóvel e palavras-passe de altos funcionários de segurança dos Estados Unidos da América (EUA) foram divulgados na Internet.
Segundo a revista alemã "Der Spiegel", os afetados pelas fugas de informação incluem o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz, a diretora de inteligência nacional Tulsi Gabbard e o secretário de Defesa.
Já a AFP relata que as contas que foram divulgadas eram usadas, pelo menos para as redes sociais oficiais dos funcionários, incluindo de diálogo privado como WhatsApp e o Signal, assim como acesso a serviços de armazenamento virtual como o Dropbox.
Os oficiais norte-americanos, elementos importantes da administração Trump, em particular no que toca à área da Defesa, ainda não reagiram ao caso.
A situação que acontece numa altura em que a segurança dos EUA está ser questionada, depois da inclusão de um jornalista num grupo de diálogo nas redes sociais de altos responsáveis norte-americanos que planeavam ataques aos rebeldes Huthis do Iémen. O grupo incluia o vince-presidente dos EUA, JD Vance.
O editor da revista “The Atlantic”, Jeffrey Goldberg, tornou públicas, esta quarta-feira, novas mensagens que recebeu num grupo – onde foi adicionado por engano – da aplicação Signal, no qual foi discutido, planeado e executado um ataque aéreo dos Estados Unidos da América contra os Houthis no Iémen.
A divulgação destas mensagens acontece depois de a Casa Branca ter negado a veracidade do incidente.
Privacidade
Altos responsáveis do governo dos EUA utilizaram o(...)