27 mar, 2025 - 13:20 • Eva Massy, correspondente da Renascença em Paris , João Malheiro
Portugal vai ajudar a Ucrânia com 205 milhões de euros para apoio militar no conflito contra a Rússsia, aunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira.
Aos jornalistas, depois de uma reunião com mais de 20 líderes europeus em Paris, Luís Montenegro refere que a despesa vai ser aprovada em Conselho de Ministros.
Este valor já tinha sido anunciado no início deste ano. Em 2024, o pacote de ajuda à Ucrânia custou 221 milhões de euros para bens e equipamentos militares.
O primeiro-ministro voltou a garantir que Portugal "não vai estar de fora" da iniciativa de colocar tropas europeias na Ucrânia para ajudar a manter um eventual acordo de paz. Contudo, realça que, nesta fase, "é ainda precoce" discutir este tema.
"Estamos sempre prontos para fazer parte de missões de paz", sublinhou.
Esta quarta-feira, o presidente francês Emmanuel Macron reuniu-se com Volodymir Zelensky e prometeu depois um pacote de dois mil milhões de euros.
O que o presidente ucraniano procura também saber é: Quem está pronto a mobilizar contingentes militares em solo ucraniano?
Foi outro dos temas abordados nesta cimeira, realizada em Paris, e numa altura em que os Estados Unidos de Donald Trump procuram alcançar um acordo de paz com a Rússia.