Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Portugal vai fornecer 205 milhões de euros em apoio militar à Ucrânia

27 mar, 2025 - 13:20 • Eva Massy, correspondente da Renascença em Paris , João Malheiro

O primeiro-ministro voltou a garantir que Portugal "não vai estar de fora" da iniciativa de colocar tropas europeias na Ucrânia para ajudar a manter um eventual acordo de paz.

A+ / A-

Portugal vai ajudar a Ucrânia com 205 milhões de euros para apoio militar no conflito contra a Rússsia, aunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira.

Aos jornalistas, depois de uma reunião com mais de 20 líderes europeus em Paris, Luís Montenegro refere que a despesa vai ser aprovada em Conselho de Ministros.

Este valor já tinha sido anunciado no início deste ano. Em 2024, o pacote de ajuda à Ucrânia custou 221 milhões de euros para bens e equipamentos militares.

O primeiro-ministro voltou a garantir que Portugal "não vai estar de fora" da iniciativa de colocar tropas europeias na Ucrânia para ajudar a manter um eventual acordo de paz. Contudo, realça que, nesta fase, "é ainda precoce" discutir este tema.

"Estamos sempre prontos para fazer parte de missões de paz", sublinhou.

Esta quarta-feira, o presidente francês Emmanuel Macron reuniu-se com Volodymir Zelensky e prometeu depois um pacote de dois mil milhões de euros.

O que o presidente ucraniano procura também saber é: Quem está pronto a mobilizar contingentes militares em solo ucraniano?

Foi outro dos temas abordados nesta cimeira, realizada em Paris, e numa altura em que os Estados Unidos de Donald Trump procuram alcançar um acordo de paz com a Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    29 mar, 2025 Porto 07:16
    Nunca se pode chegar a este ponto, ninguém tem o direito, não queira compactuar com isso, não queira saber, faça como pio IX, limite-se a fazer o bem à sua beira, mal sempre haverá, a divina providência se encarregará.
  • Presentes
    28 mar, 2025 Portugal 08:52
    Se queremos ser parte da Europa "nova", não podemos ser apenas palavreado e temos de mostrar prática, mesmo que seja ao nível do País, ou seja, baixo. Mas temos de estar presentes.
  • coutinho
    27 mar, 2025 crato 13:47
    Nunca há dinheiro para os portugueses mais pobres, reformados e aposentados e outros mas qundo se quer dar nas vistas "lá fora".....aparecem logo milhões.

Destaques V+