28 mar, 2025 - 14:30 • Lusa
O Iémen foi bombardeado em pelo menos 19 ataques, duranta a madrugada desta sexta-feira, em locais controlados pelos rebeldes houthis.
"Uma série de ataques americanos tiveram como alvo o sul e o norte da capital", noticiou a estação de televisão al-Massirah, detida pelos houthis.
O canal televisivo já tinha indicado esta sexta-feira "dezassete ataques noturnos dos Estados Unidos na província de Saada", no norte do Iémen.
Outros dois ataques ocorreram na província de Amrane, também no norte do país, segundo a al-Massirah.
De acordo com a agência de notícias estatal Saba, os ataques em Saada atingiram um edifício do hospital oncológico em construção. Dois civis ficaram feridos, segundo o Ministério da Saúde controlado pelos houthis.
Em 15 de março, os Estados Unidos lançaram ataques intensos contra alvos dos rebeldes iemenitas apoiados pelo Irão, alertando que iriam usar "uma força esmagadora" se os houthis continuassem a ameaçar navios no Mar Vermelho e no Golfo de Aden.
Os Estados Unidos alegaram ter eliminado vários altos dirigentes dos houthis nessa série de ataques, tendo os rebeldes registado 53 mortes, incluindo mulheres e crianças.
Desde então, os rebeldes xiitas, que controlam grandes áreas do país devastado pela guerra, incluindo a capital, têm relatado regularmente ataques norte-americanos contra os seus bastiões.
Os Estados Unidos não confirmaram os bombardeamentos de hoje, mas um responsável do Pentágono disse à agência France Presse (AFP) que os militares norte-americanos "estão a conduzir ataques, de dia e de noite, contra vários locais dos houthis apoiados pelo Irão no Iémen".
Após os raides aéreos ocorridos em medos de março, o grupo armado reivindicou vários ataques ao porta-aviões norte-americano USS Harry Truman, na costa do Iémen.