Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Putin sugere administração temporária na Ucrânia sob orientação da ONU e sem Zelensky

28 mar, 2025 - 08:50 • Olímpia Mairos , com Reuters

A Ucrânia ainda não reagiu a estas declarações de Vladimir Putin e Washington terá rejeitado a proposta.

A+ / A-

O Presidente russo, Vladimir Putin, sugeriu que a Ucrânia fosse colocada sob uma forma de administração temporária para permitir a realização de novas eleições e a assinatura de acordos-chave para chegar a uma solução para a guerra, noticiam as agências russas.

As afirmações de Putin, foram feitas durante uma visita ao porto de Murmansk, no norte da Rússia, e surgem no meio das tentativas dos EUA em forçar um acordo para o conflito, restabelecendo os laços com a Rússia e estabelecendo contactos com Moscovo e Kiev, em conversações separadas.

Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui

A Rússia tem afirmado repetidamente que não considera Volodymyr Zelensky, cujo mandato expirou oficialmente em maio de 2024, como o presidente legítimo da Ucrânia.

"Em princípio, é claro, uma administração temporária poderia ser introduzida na Ucrânia sob os auspícios da ONU, dos Estados Unidos, dos países europeus e de nossos parceiros", disse Putin em conversas com marinheiros no porto.

"Isto serviria para realizar eleições democráticas e levar ao poder um Governo capaz que goze da confiança do povo e depois abrir negociações sobre um tratado de paz", acrescentou.

Putin disse ainda que os esforços de Trump para prosseguir com as conversas diretas com a Rússia - em contraste com seu antecessor Joe Biden, que evitou contatos - mostraram que o novo presidente quer a paz.

A Ucrânia ainda não reagiu a estas declarações de Vladimir Putin e segundo o jornal El País, Washington terá rejeitado a proposta.

Na quinta-feira, em Paris, foi discutida a possibilidade de enviar uma força militar europeia para o território ucraniano quando um acordo de paz for alcançado - uma possibilidade que a Ucrânia acolhe e que a Rússia rejeita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    28 mar, 2025 PORTUGAL 12:17
    Putin quer o que ele QUER num País soberano para fazer o que TODO o mundo quer. Está aqui a OPORTUNIDADE para o Senhor Secretário Geral do Partido Comunista de Portugal demonstrar o que disse há dias na tal entrevista. Vá a MOSCOVO e diga a Putin que nos Países Soberanos são os cidadãos DESSES Países a decidir o que QUEREM. VÁ LÁ, Senhor Secretário Geral do Partido Comunista de Portugal.
  • Simplsmente ridículo
    28 mar, 2025 Ucrânia 11:42
    Simplesmente ridícula, esta "proposta". Ao ver que ao ritmo atual de "conquistas" a Rússia vai levar 100 anos a ocupar a Ucrânia, e que Zelensky ao contrário do que alguns, incluindo o pato Donald, dizem, tem 70% de apoio da população ucraniana e se se recandidatar o mais provável é suceder a ele próprio, o "Pudim" quer uma organização desacreditada como a ONU numa Administração "transitória" (LOL) que convoque eleições onde só candidatos pró-russos podem concorrer. O Zelensky e a Ucrânia, são ossos duros de roer, não é Pudim?
  • Só para Rir
    28 mar, 2025 Kiev 09:49
    Ah!Ah!Ah! Isto só pode ser para rir... Vê-se logo que Putin, dentro da Realidade Alternativa onde a Rússia vive, não percebe os 70% de apoio que Zelensky atualmente tem na Ucrânia, e preferia lidar com um Lukaschenko II, ou um Puroschenko traidor ucraniano, que com Zelensky que anda há 3 anos a fazer.lhe frente e apesar de n atentados contra a sua Vida, a Rússia ainda não o conseguiu abater.

Destaques V+