01 abr, 2025 - 22:48 • João Malheiro
A Casa Branca reiterou que Donald Trump vai impor novas tarifas já esta quarta-feira, dia 2 de abril, mas voltou a não avançar com pormenores.
Nas últimas semanas, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) tem destacado o dia 2 de abril como "Dia da Libertação". Espera-se que Trump imponha fortes tarifas sobre tradicionais parceiros comerciais do país, como o Canadá e a União Europeia.
Já segue a Informação da Renascença no WhatsApp? É só clicar aqui
Esta terça-feira, segundo a porta-voz da Casa Branca, o chefe de Estado norte-americano esteve reunido com a sua equipa de comércio para "aperfeiçoar" o pacote de tarifas que vai apresentar esta quarta-feira, a partir das 21h00, hora de Lisboa.
O evento, apelidado de "Make America Wealthy Again" ("Tornar a América Rica Novamente"), terá lugar no Jardim das Rosas da Casa Branca e, segundo o anúncio da presidência norte-americana, Trump fará declarações.
Aos jornalistas, a partir da Sala Oval, o Presidente republicano disse que vai ser "muito recíproco, relativamente falando" com estas imposições contra alguns dos principais parceiros comerciais dos EUA.
Na quinta-feira, está prevista a entrada em vigor de tarifas de 25% sobre todos os automóveis importados para os EUA. No entanto, Trump decidiu que as peças de automóveis fabricadas nos vizinhos México e Canadá ficarão temporariamente isentas da tarifa de 25%.