Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Aliança Atlântica

Marco Rubio considera "histeria" ideia dos EUA saírem da Nato

03 abr, 2025 - 16:50 • Lusa

Responsável da diplomacia norte-americana indicou que apenas foi feito um apelo para que os todos os países invistam mais em defesa.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, classificou esta quinta-feira como "histeria" a ideia de que os Estados Unidos da América (EUA) abandonarão a Europa e assegurou que o país "vai permanecer" na Aliança Atlântica.

"O Presidente [Donald] Trump foi claro no apoio à NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Nós vamos permanecer na NATO", disse Marco Rubio, à entrada para uma reunião ministerial no quartel-general da organização político-militar, em Bruxelas, capital da Bélgica.

Questionado sobre as críticas feitas pelo republicano Donald Trump à NATO e à discrepância entre aquilo que os EUA investem e o que os outros 31 países despendem para a Aliança Atlântica, Marco Rubio indicou que apenas foi feito um apelo para que os todos os países invistam mais em defesa, dedicando pelo menos 5% do Produto Interno Bruno.

A ideia de que os EUA deixarão a organização e se retirarão da Europa "é uma histeria", declarou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Longe demais
    03 abr, 2025 Europeu convicto 16:58
    É uma industria militar Europeia a competir com a america, é sistemas operativos e docs europeus mandando passear a Microsoft e a Google, é uma certa aversão a tudo o que seja americano... Começaram a ver que a Rússia vos tem no bolso, e que foram longe demais na hostilização da Europa, não foi?
  • A andar para trás
    03 abr, 2025 UE 16:54
    Então porque é que o pato disse que a Rússia podia fazer o que quisesse com países NATO que estivessem abaixo dos 2% - que agora já são 5% - do PIB para a Defesa? Então porque são aquela série praticamente infindável de declarações hostis à NATO e à Europa? Andam a brincar? Ou ficaram mas foi à rasca a fazer contas aos milhares de milhões que a indústria militar americana vai perder se a Europa puser de pé como planeia, uma indústria militar verdadeiramente competitiva na qual os exércitos europeus vão abastecer-se em vez de "comprarem americano"? Julgavam a Europa morta ou domesticada e agora estão a ver a vidinha a andar para trás, não é "camones"?
  • Estão é a rasca
    03 abr, 2025 Europa 16:46
    De "histeria" não tem nada, e nem precisam de 2retirar-se"... Basta ignorarem o art.º V como o pato ameaçou fazer. Só vêm com estas conversas agora, porque viram a Europa a emancipar-se e pior que isso, a planear por de pé uma indústria militar europeia à qual os Países europeus passam a fazer compras e a abastecer-se de munições, mandando passear os fornecedores americanos. O lobby das indústrias militares americanas ficou em pânico com a ideia e com os milhares de milhões que embolsava, e este político da treta vem com esta conversa para deitar agua na fervura e fazer a Europa desistir da emancipação. Mas pode-se lá confiar nestes EUA. Hoje diz isto, amanhã quer 9% ou os EUA saem da NATO. Mais vale a Europa contar com ela própria que com estes que viajam ao sabor do vento e é para o que lhes dá.

Destaques V+