Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ministro da Economia diz que tarifas norte-americanas "são más notícias para o mundo"

03 abr, 2025 - 08:30 • Carolina Paredes

Pedro Reis pede uma resposta "firme" por parte da União Europeia e teme uma escalada da guerra comercial.

A+ / A-

O que para Donald Trump foi o "dia da libertação", para o ministro português da Economia foi o "dia da preocupação".

A partir do dia 9 de abril, os Estados Unidos vão aplicar tarifas de 20% para produtos importados da União Europeia e para Pedro Reis "são más notícias para o mundo".

Em entrevista à CNN Portugal esta quarta-feira à noite, o governante considerou este modelo de "tarifas recíprocas", apresentadas pelo presidente norte-americano, "preocupante para a economia mundial".

"Está provado que [as tarifas] não ajudam a acelerar a competitividade e produtividade porque os países fecham-se e isso não estimula o crescimento", acrescenta.

Trump declara guerra comercial ao mundo. "Esta é a nossa declaração de independência"
Trump declara guerra comercial ao mundo. "Esta é a nossa declaração de independência"

Pedro Reis afirma que a resposta europeia tem de ser "firme e inteligente", mas o ministro também teme um "escalar" da guerra comercial caso sejam anunciadas medidas desproporcionais.

Por isso, em declarações à CNN Portugal, o economista pede "cautela" na resposta da União Europeia às medidas norte-americanas.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou que a partir de quinta-feira, 3 de abril, vão começar a ser aplicadas tarifas alfandegárias de 25% sobre carros fabricados no estrangeiros. Todos os produtos importados da UE terão uma nova taxa de 20%.

“Este é o dia em que a América renasceu”, declarou Donald Trump, no chamado "Dia da Libertação", em que mostrou um quadro com as taxas "recíprocas" a serem aplicadas aos parceiros internacionais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+